Palestra Demonstração sobre Lápis de Cor


Palestra de 3,5 horas via Zoom com demonstrações, perguntas & respostas, e discussões sobre métodos e materiais para a técnica de lápis de cor aplicada a ilustrações naturalistas, arte botânica e zoológica etc.

(ACESSO EXCLUSIVO AOS INSCRITOS)
QUER SE INSCREVER? LEIA ABAIXO.

Esta atividade aconteceu em 9 de julho de 2023. Caso deseje ter acesso à gravação, pode se inscrever a qualquer tempo, bastando seguir as orientações abaixo e me enviar o email com os dados solicitados. 

Frutos de Dichorisandra thyrsiflora ("gengibre azul").
Veja mais abaixo o vídeo com time lapse do processo.

APOSTILA GRATUITA (ATUALIZADA 2023) - Baixe agora a apostila com ampla discussão e recomendações de materiais, além de muitas dicas técnicas. Disponível para download gratuito, independentemente da inscrição no curso. Atenção: esta apostila é uma versão revisada, ampliada e atualizada da que distribuí muito tempo atrás. Caso a possua, sugiro que subsitua por esta nova, que contém muito mais informações, bem como novas recomendações e muitas mudanças de opinião sobre material. 

BAIXE A APOSTILA AQUI!

(Haverá redirecionamento para o Dropbox, onde se pode baixar esta e outras apostilas gratuitas. Melhor usar um desktop, pois pode ser difícil descobrir os caminhos para baixá-las para o seu celular . Por favor, envie-me um e-mail caso não consiga obter a apostila).

Para se inscrever, por favor, leia as informações abaixo e não hesite em me perguntar qualquer coisa se alguma dúvida permanecer

— Onde e quando vai acontecer essa palestra?

Esta é uma aula online de 3 horas e meia que será transmitida via Zoom no domingo, dia 9 de julho de 2023, das 16h às 19:45h (com intervalo de 15 minutos). Toda a palestra será gravada e ficará disponível permanentemente no YouTube como um vídeo privado, e apenas inscritos terão acesso.

Esta palestra é uma introdução ao curso completo de lápis de cor que terá mais 6 aulas de 3 horas (total de 18 horas de aula, uma aula por semana), está previsto para abrir inscrições em breve e cujas aulas devem começar em fins de agosto (data de início ainda não definida). No entanto, os inscritos nesta palestra não são obrigados a se inscrever no curso completo. Da mesma forma, os alunos que pretendem se matricular no futuro para o curso completo não são obrigados a se inscrever para esta palestra neste momento. 

Observe, porém, que os inscritos nesta palestra que decidirem se matricular no curso completo que começa em agosto terão desconto no pagamento (o valor da palestra será subtraído do valor do curso completo), enquanto os que se inscreverem apenas mais tarde no curso completo pagarão o valor total, mas receberão acesso à gravação desta palestra.

— Do que trata esta palestra?

Haverá discussões sobre diversos materiais e sua qualidade, técnicas para obter melhores resultados, refinamento da percepção e escolha da cor, demonstrações e muito mais (informações detalhadas sobre o conteúdo da palestra podem ser encontradas ao final deste post). 

— Qual é o preço?

R$ 55,00 - cinquenta e cinco reais, pagos via transferência bancária (TED, DOC ou Pix), ou depósito em conta. 

— E se eu me inscrever e perder a palestra, total ou parcialmente? E se minha conexão à internet estiver instável?

A aula inteira será gravada e carregada no YouTube como um vídeo privado. O acesso será provido a todos os inscritos, estejam eles presentes na aula ao vivo ou não. Não há prazo para assistir ao vídeo, pois o acesso dos inscritos permanecerá sempre aberto.

— Há pré-requisitos?

Não, qualquer pessoa pode participar, independentemente da experiência anterior com esta técnica.

— Os inscritos precisam ter materiais para participar?

Não, e a discussão envolverá a escolha do material também, auxiliando quem pretende adquiri-lo.

— Tenho o material, posso acompanhar a aula prática?

Sim, fique à vontade para trabalhar junto com as demonstrações, mas o palestrante não poderá avaliar seu trabalho, exceto durante o curso completo cujas inscrições abrem em breve.

— De que aparato tecnológico preciso?

Você deve ter o aplicativo Zoom instalado (em qualquer dispositivo com acesso à internet).

— Como posso me inscrever?

Por favor, leia todas as informações aqui presentes. Caso não reste dúvida e você decida se inscrever, envie-me um e-mail para o endereço abaixo, com todos os dados solicitados abaixo e o comprovante de pagamento. 

OBSERVAÇÃO: Antes de se inscrever, tenha ciência de que esta palestra trata de temas muito similares à palestra que ministrei via YouTube em 2020, incluindo o mesmo tema de demonstração. Entretanto, MUITA coisa mudou, muita experiência foi adquirida em confecção de novos trabalhos, trocas de informação com alunos ou em testes de materiais, de modo que muitas novidades técnicas serão apresentadas. 

Se preferir entrar em contato ou esclarecer algo antes do pagamento, por favor fique à vontade para me contatar. AVISO: Eu sempre respondo em um dia no máximo e sempre checo minha caixa de spam, então se você não receber retorno meu, reenvie a mensagem ou tente entrar em contato comigo pelas redes sociais.

— A mensagem de email para inscrição deve conter os seguintes dados:

1. Seu nome completo e CPF

2. Cidade e estado onde você mora

3. O endereço de e-mail que você usa para fazer login no YouTube (para fornecer-lhe acesso ao vídeo privado com a gravação da aula)

4. Como soube deste curso?

5- Comprovante de pagamento (dados abaixo). 

Valor: R$ 55,00

Para Pix, use esta chave email –> [ bioartes@hotmail.com ]. 

Para depósito bancário, use os dados abaixo:
Caixa Econômica Federal (aceita depósito em lotéricas) 
Ag. 0363
Conta corrente 1095-5 (operação 001, caso seja solicitado).

Para transferência via TED ou DOC, solicite meu CPF por email. 

Assim que receber seu email com os dados completos, responderei confirmando sua inscrição e enviando recibo.


Flor e botões de Cenostigma macrophyllum.

Informações detalhadas sobre o conteúdo da palestra

Nesta aula, iremos:

• Explorar os aspectos físicos do lápis de cor em sua modalidade seca (sem solventes) e como obter o melhor resultado.

• Compreender a importância de escolher a melhor textura do papel para o nosso estilo individual e de manter nossos lápis sempre bem apontados.

• Aprender a trabalhar de forma suave e gradual para capturar o contraste correto e a intensidade precisa de luz e sombra, além de evitar danificar o papel.

• Examinar o uso do lápis blender incolor no domínio da textura, e descobrir também a vantagem das cores mais claras serem sobrepostas às mais escuras neste processo.

• Compreender a importância de planejar qual deve ser a primeira e a última cor na sequência de camadas e quão diferente é a cor resultante dependendo da ordem das camadas.

• Perceber e representar cores detectando primeiro seus aspectos gerais em relação à temperatura, vibração e posição no círculo cromático.

• Avaliar a conveniência de usar papéis tonais ou coloridos e entender como eles participam da construção da cor.

• Explorar métodos para detectar, representar e mesclar as várias cores que aparecem em cada objeto com todas as suas sutis variações.