Grafite e as Texturas da Natureza - curso online e ao vivo

Segunda Edição
Início: Março de 2022

Encontros via aplicativo Zoom.

Datas: 

Quartas e Sextas durante 3 semanas, dias 23, 25, 30 de março, 01, 06 e 08 de abril, das 15:00 às 18:15h (3 horas de aula, com 15 minutos de intervalo por aula – carga horária total: 18 horas). Aulas serão todas gravadas e ficarão permanentemente disponíveis aos inscritos. 

R$ 444,00 – à vista ou em duas parcelas de R$ 222,00 (a primeira no ato da inscrição e a segunda até dia 20 de março).

Por favor, leia todas as informações abaixo com atenção. Caso não restem dúvidas e deseje se inscrever, basta realizar o pagamento e enviar-me um email ao endereço mais abaixo com o formulário abaixo preenchido: 

FORMULÁRIO:

Informe o nome do curso em que está se inscrevendo (Grafite e as Texturas)

1- Nome completo

2- Cidade e estado onde reside (e país, caso não seja no Brasil)

3- CPF (Brasil) ou número de cédula de identidade para inscritos de fora do Brasil
(caso o depósito seja feito por outra pessoa, envie o nome completo e CPF do pagador, se brasileiro)

4- Número WhatsApp com DDD (ou, se for de outro país, código de cidade e do país).

5- E-mail usado para login no YouTube (isso será usado para prover acesso aos vídeos privados da gravação de aulas).

6 - Como soube a respeito desse curso?

____________________________________

Dados para depósito: 
(para depósitos de fora do Brasil, pode ser feito via PAYPAL, envie-me um email antes)

Banco Santander

agência 0216
Conta corrente 13005135 – 7

CNPJ: 26.275.442/0001-34
Em nome de "Rogerio Lupo 15207033840" (esta é a razão social de minha MEI - microempresa individual)


Para Pix, use chave CNPJ, e insira o número abaixo:

26275442000134

____________________________________________________________________________

INFORMAÇÕES DETALHADAS:

Pré-requisitos:

É muito desejável o estudante ter bom conhecimento básico de desenho de observação e boa noção prática de sombreamento. Caso não haja experiência alguma, poderá haver bom aproveitamento do curso ainda assim, mas então sugiro estudar os exercícios de minha apostila gratuita de grafite (baixe aqui ou solicite por email), complementados pela vídeo aula gratuita (assista aqui).

Aparato tecnológico:

O aplicativo Zoom (baixe aqui) pode ser usado no seu celular ou notebook, usando a câmera embutida. 

Objetivos do curso:

- compreender o comportamento da luz ao gerar o efeito das texturas quando refletida pelos objetos, e representá-la corretamente

- compreender como a qualidade reflexiva de um objeto está intrinsecamente ligada à nossa imaginada sensação tátil deste objeto

- trabalhar do nível global para o particular, evitando assim a perda de tempo de entrar em detalhes desde o início.

- investigar, compreender e representar corretamente a microestrutura das superfícies, a fim de alcançar o efeito geral necessário

- compreender os sistemas universais de padrões de sombreamento que funcionam para representar a maioria das texturas

- alcançar a síntese e a simplicidade bem balanceada ao representar sistemas visualmente complexos

- aprender a usar ferramentas acessórias que permitem maneiras mais práticas e fáceis de representar certos aspectos visuais complexos e minuciosos

- observar e representar com precisão tanto os aspectos óbvios como os sutis dos padrões encontrados em penas, pelos, espinhos, escamas, cristas, saliências, sulcos, cavidades, estrias, touceiras, gramas, matagais, árvores, bosques, etc.

Veja a biografia do professor

Descrição do funcionamento: 

Haverá encontros ao vivo nos dias e horários marcados, com o orientador e toda a turma presente. Todas as aulas serão gravadas e estarão disponíveis permanentemente como vídeos privados no YouTube para que sejam assistidas posteriormente quantas vezes os estudantes quiserem (acesso apenas aos inscritos). Durante a aula, serão explicados conceitos e formas de representação visual das texturas encontradas na natureza, com auxílio de demonstrações e exemplos. Serão propostos exercícios e práticas como trabalhos para casa, com base em motivos e objetos didáticos e/ou materiais escolhidos pelos próprios estudantes. 

As práticas dos estudantes poderão ser feitas durante as aulas, concomitantemente com as explicações e demonstrações, mas isso não é obrigatório e depende apenas da vontade do estudante. Entretanto, para o melhor aproveitamento dos encontros ao vivo, durante as aulas online procuraremos focar mais em explicações e demonstrações e não em avfaliações de trabalhos de casa. Assim, a avaliação sobre as práticas dos estudantes será feita sim, mas apenas de modo breve durante os encontros, caso algum padrão coletivo de mal-entendido seja detectado e precise ser corrigido. A avaliação então será feita em mais profundidade apenas fora das aulas ao vivo, por meio de explicações e orientações individuais extra-classe que serão gravadas em vídeo e enviadas a todos. Desse modo, cada estudante poderá receber uma análise mais detida e sem pressa de seus exercícios, e aprenderá também com as práticas e as orientações dadas a todos os outros. 

Para ter seus exercícios avaliados, os estudantes participarão de um grupo de WhatsApp por onde enviarão fotos ou escaneamentos de seus resultados. Por ali mesmo já poderá haver explicações e avaliações breves de um ou outro trabalho, mas também será enviado um link para aqueles vídeos mais completos onde todos os inscritos terão individualmente seus trabalhos comentados em profundidade.

Lista de materiais

Nas lojas virtuais Casa da Arte, Cia. do Papel, Casa do Artista, Fruto de Arte, Grafitti etc. é possível encontrar materiais com remessa por correio. Os materiais sugeridos abaixo trazem marcas específicas porque faz muita diferença no resultado o material que se usa, mesmo para uma técnica aparentemente simples como o grafite.

Apenas os materiais com * abaixo são estritamente necessários. Os outros podem eventualmente ser desconsiderados de acordo com sua preferência.

1. Papel toalha* ou manteiga para proteger o desenho abaixo da mão (essencial que a mão escorregue sobre o papel, e nunca o papel escorregue sobre o desenho).

2. Lápis* (se possível 2H), H, HB, 2B, 4B, 6B. Lápis de marcas diferentes podem apresentar diferenças na gradação, ou seja, o que uma marca chama de HB é o 2B da outra, por isso é bom usar apenas uma marca ou pesquisar, testando para obter as variações necessárias. Do contrário, pode acontecer de termos um HB de uma marca e um 2B de outra, mas ambos serem praticamente iguais. 

Sugiro Cretacolor (Áustria), Koo-I-Noor, Faber Castell 9000 ou ainda os de linha melhor: Staedtler, Caran D’Ache, Bruynzeel, Mitsubishi (Uni-Ball).  

A linha "Mars Lumograph Black" da Staedtler é um excelente grafite com características dos mais refinados crayons e lápis carvão, e tende a não deixar o indesejável brilho de grafite. Mas a "pegada" é outra, o tato é diferente e há quem não se adapte bem. Vale a pena testar antes de comprar. Essa linha possui apenas a gama do HB ao 8B (apesar de que o HB é praticamente igual ao 2B). 

Derwent também é bom e macio, mas esfarela muito, soltando resíduos de grafite durante o desenho. Sugiro a leitura desse artigo sobre grafite, para obter informações úteis ao curso. 

3. Lapiseira 0,3 – não é indispensável, mas é bem-vinda, com grafite HB ou B para contorno e detalhamento. 

4. Borracha branca macia* Sakura high quality FOAM ou Pentel hi-polymer SOFT

5. Limpa-tipos*: Milan, Sanford Design ou Cretacolor (ordem de preferência)

6. Papel*:  Sugestões de melhor qualidade – Canson Fine Face, Arches Dessin, Hahnemühle Skizze (Nostalgie ou Dessin), Strathmore Bristol 300, 400 ou 500 vellum ou smooth surface (especialmente o 300 vellum, pois os outros não testei o suficiente), ou qualquer papel que se queira testar, liso mas não excessivamente (saiba como testar papéis aqui). Também sugiro papéis levemente texturados, como é o caso do verso do Canson Mi-Teintes por exemplo. Aliás, caso deseje trabalhar com grafite e lápis de cor branco em papel de meio tom, adquira Canson Mi Teintes em cores de sua preferência (sugerido: gris flanelle, gris trianon ou tons similares), ou então Strathmore Toned Tan ou Toned Gray. Outra opção excelente é o Canson Graduate Dessin Gris. 

Papel Lay Out Canson 180 ou 220 g/m2 pode se prestar muito bem ao uso, mas sua lisura pode atrapalhar a prática de iniciantes  em grafite. Evitar papéis lisos demais como Bristol da Winsor & Newton ou da Canson, pois grafite precisa de alguma textura e papéis muito lisos tendem a saturar logo e começar a marcar. Nesse sentido, todos os destinados a nanquim como Fabriano 4L ou 6L, Canson Lavis Technique, ou mesmo todos os Satiné de aquarela não são muito apropriados por sua tendência a saturar, mas os Satiné podem ser testados e eventualmente ser bons.

7. Boleador ou ponta seca de metal (este item é opcional– boleadores são metais com ponta esférica polida (há esferas de diversos tamanhos e todas são bem-vindas) que servem para sulcar o papel e criar texturas, pois assim o grafite não penetra os sulcos. A ponta seca de metal pode ser qualquer peça metálica fina, que tenha a  ponta lixada com uma lixa bem fina ou polida, para evitar rasurar o papel. ATENÇÃO: não compre boleadores em lojas de arte. Ao invés disso, faça uma pesquisa na internet por "boleadores de unhas". Você encontrará o mesmíssimo exato produto por um valor 5 a 6 vezes mais barato. 

8. Lápis de cor branco ou marfim, preferencialmente Polyhcromos Ivory. Não é indispensável, mas você pode querer trabalhar com grafite em papel de meio tom e usar este lápis claro usado para realces de luz  (conforme sugerido para o uso de Canson Mi Teintes acima na seção "papel"). 

9. Apontador de mesa (manivela) – sugiro Derwent, Derwent Super Point ou Easy Office. O apontador de mesa de boa qualidade poupa tempo incrivelmente e deixa a ponta ideal, sem desperdício e com acidentes muito mais raros do que quando apontamos manualmente com estilete ou apontador comum. 

10. Apontador comum ou estilete: caso prefira isso ao item 9 acima, veja aqui como apontar o lápis com estilete de forma correta.