Um curso que toma por base os fundamentos do desenho clássico, enfatizando em sua fase avançada a ilustração biológica (botânica, zoológica, paleontológica).
Peço que conheça as informações abaixo e, caso tenha interesse, solicite (pelos e-mails à direita, aqui ao lado, um pouquinho acima) mais detalhes sobre o funcionamento e sobre como participar.
Tudo sobre a Ilustração Científica:
- Abordagem aprofundada das técnicas mais usuais para a ciência: grafite, nanquim (pontilhismo ou tracejado, com caneta e/ou bico de pena), scraperboard, lápis de cor, aquarela, acrílico, guache etc. e das técnicas não usuais para a ciência: carvão, pastel seco e oleoso, tinta a óleo etc.
Técnica avançada de recomposição da forma viva dos organismos. - Uso de estereomicroscópio com câmara clara (instrumento ótico especializado para desenho científico que permite observar o desenho e o objeto desenhado sobrepostos).
- Composição de pranchas científicas.
- Pesquisa de novas técnicas e abordagens.
A turma mensal é composta de 4 alunos no máximo (2 no mínimo). As aulas tem duração de 7 horas (9-17h com intervalo para almoço) e podem ser em um sábado OU domingo. As datas são definidas por email, e qualquer aluno interessado pode participar da lista de emails e propor uma data, ou ocupar uma vaga em uma data proposta por outro. O aluno pode vir mais de uma vez por mês se desejar, ou fazer aulas esporádicas, vir a cada 3 meses... como preferir.
Pode-se conceber o curso como uma série de oficinas intensivas livres (7 horas de aula num dia só), em que o aluno segue uma sequência individual, sem que precise se comprometer de modo algum com o andamento de uma turma ou com um cronograma pré-estabelecido. Cada aluno comparece a uma oficina intensiva, inicia-se, e a partir daí segue em seu ritmo, de acordo com sua disponibilidade para vir à aula, sempre continuando do ponto onde parou na oficina anterior.
VEJA ABAIXO AMOSTRAS DE TRABALHOS DOS ALUNOS
Estudos de introdução às ferramentas do desenho clássico
Cecile Lelu
Renato Goshima
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Estudos de aprimoramento da percepção
Cécile Lelu
Laura Montserrat
Renato Goshima
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Introdução à ilustração biológica
Laura Montserrat
fruto de
Cedrela fissilis
fruto de
Cedrela fissilis
Renato Goshima
Infrutescência deTibouchina granulosa
Renato Goshima
Sedum adolphii
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Introdução ao estudo da cor
Renato Goshima
Pastel Seco
Renato Goshima
Pastel seco
Maíra Formis de Oliveira
Estudo de transparência e fonte luminosa
Pastel seco
Renato Goshima
Lápis de cor