Grafite On Line - conteúdo das aulas


Conteúdo das aulas

1a videoaula: touceira de folhas

A primeira aula em vídeo tem 26 minutos e nesse tempo ensina, detalhadamente e passo a passo, a estabelecer planos de profundidade numa cena com o uso das diferenças tonais. Trata-se do mesmo processo usado para a perspectiva tonal em paisagem, só que invertido: nesse estudo os planos de fundo são os mais escuros e com mais contraste, enquanto na paisagem os planos de fundo são os mais claros e menos contrastados. O exercício proposto é esse ao lado, demonstrado e explicado em detalhes no vídeo.
   

Apesar de aparentemente simples, essa prática encerra uma série de desafios que uma vez transpostos levam a uma grande evolução no desenho. Ainda assim, dentro de sua simplicidade, é esse mesmo processo que permite que eu estabeleça com alguma clareza os planos de profundidade na cena algo caótica desta floresta.




Essa mesma prática é a base teórica que ajuda, na ilustração desta touceira de folhas, a definir a diferença entre os planos de profundidade das diferentes folhas, cada uma situada em camadas diferentes em perspectiva, de forma que se tenha a forma de cada folha bem representada, mas também a participação dela no formato do grupo total de folhas, gerando a impressão de tridimensão.


2a videoaula: Dodecaedro
A segunda aula em vídeo tem 42 minutos e é um tutorial-demonstração, com passo a passo detalhado do estudo aprofundado das tonalidades e do preenchimento de sombra com a ajuda de um modelo geométrico, o dodecaedro, como visto ao lado. A importância disso no estudo da ilustração biológica é a capacidade de estabelecer bem as diferenças entre os tons e causar a ilusão de luminosidade, conhecer como funciona a luz refletida dentro de áreas de sombra, e evitar fazer com que essa luz dentro da sombra seja brilhante em excesso. A prática também traz o desafio de preencher com uniformidade as áreas lisas e de sombrear respeitando e mantendo a precisão de contornos.
 
3a videoaula: qualidades luminosas
A terceira aula em vídeo tem 78 minutos e trata das qualidades luminosas de objetos e de suas características de reflexão da luz, e após os estudos anteriores, o aluno está apto a trabalhar com um modelo natural como uma folha, fruto, concha etc. Reconhecer exatamente as qualidades de reflexão da luz em qualquer objeto é fundamental para se representar corretamente seus tons, forma, e até sensação de textura. 
O vídeo explica as qualidades luminosas com inúmeros exemplos e também demonstra, com passo a passo em detalhes, a confecção de desenhos de dois objetos de qualidades luminosas diferentes, um reflexivo e um fosco: a concha e o fruto respectivamente, como vistos ao lado. Para esse exercício, o aluno escolherá seu próprio objeto e me enviará fotos para que eu o ajude antes e durante a prática.  



Informações Gerais sobre o curso:
Inscrições sempre abertas (atualizado para 2021)

NOVO FORMATO:
Pague por videoaula avulsa ou pacote. Pague pela assistência do professor apenas se desejar, também por aula ou por pacote.

GRÁTIS:
Primeira videoaula já disponível
Apostila de método para download

Mora fora do Brasil? Informações detalhadas e respostas às suas perguntas estão aqui

Mora no Brasil? Informações detalhadas e respostas às suas perguntas estão aqui


Inscrições por email