Scraperboard

Também chamada (parece que apenas nos EUA) de scratchboard, esta técnica consiste basicamente na raspagem da tinta aplicada sobre uma superfície apropriada. É amplamente difundido o uso da raspagem do nanquim preto sobre uma superfície branca, mas poderia ser raspado outro tipo de tinta, de qualquer cor, sobre uma superfície também de qualquer cor.

A raspagem é feita utilizando-se um instrumento afiado. Há alguns feitos especialmente para isso e são chamados em inglês de Scratch Knife (faca, ou lâmina de raspar). Abaixo podem-se ver alguns desses instrumentos ainda hoje fabricados.

Na foto acima as duas lâminas da esquerda são HIRO LEONARDT 603 (creio que o primeiro à esquerda é de fabricação mais antiga e o segundo o atual). As duas da direita são HUNT 113, mostrando ambos os lados da lâmina. Repare que a HUNT é côncava internamente, o que pode se mostrar útil em casos diferentes do uso das lâminas planas.

Não é necessário, entretanto, ser escravo desse material, pois qualquer estilete afiado se prestará bem à raspagem, desde que se experimente bastante até que a técnica pessoal se desenvolva.

O segredo para o bom andamento do trabalho é manter a lâmina sempre ultra-afiada, o que permitirá que sejam raspados filetes extremamente finos de tinta. Isso faz com que essa técnica seja uma das que permitem maior riqueza de detalhes. Costumo afiar usando lixas d'água, apropriadas para lixar metais.

Adiante falaremos sobre a preparação da superfície sobre a qual se fará a raspagem. Por ora adianto que tanto a tinta acrílica quanto o latex se mostram muito bons para isso. A camada de tinta deve ser bem grossa (várias demãos), pois a lâmina pode assim ser mais calcada quando se deseja uma raspagem de maior calibre. Antes de aplicar a tinta, costumo engessar bem o papel. Todas as camadas de tinta ou de gesso são bem lixadas, com lixa fina, antes da próxima demão.

Já me apresentaram trabalhos cuja raspagem foi feita diretamente sobre o papel, sem nenhuma aplicação prévia de base de tinta. O papel usado para isso foi o cartão supremo e o resultado pode ser bastante interessante. Creio que ele não permitirá sulcos muito profundos da lâmina nem liberdade para correções, mas isso é uma opinião, e talvez tendenciosa, pois ainda não testei raspar diretamente sobre esse papel.

Veja mais sobre Scraperboard (texto em inglês).