Curso de Ilustração Científica

[ATENÇÃO: infelizmente o curso descrito abaixo está temporariamente desativado por motivos circunstanciais. Tenho me concentrado atualmente em cursos intensivos de 3 dias que podem acontecer em diversas cidades do Brasil. Acompanhe todas as notícias pela minha página no facebook.  Quando o curso extensivo descrito abaixo for reativado, as notícias serão divulgadas ali também.]

Um curso que toma por base os fundamentos do desenho clássico, enfatizando em sua fase avançada a ilustração biológica (botânica, zoológica, paleontológica).

Peço que conheça as informações abaixo e, caso tenha interesse, solicite (pelos e-mails à direita, aqui ao lado, um pouquinho acima) mais detalhes sobre o funcionamento e sobre como participar.

Tudo sobre a Ilustração Científica:
  • Abordagem aprofundada das técnicas mais usuais para a ciência: grafite, nanquim (pontilhismo ou tracejado, com caneta e/ou bico de pena), scraperboard, lápis de cor, aquarela, acrílico, guache etc. e das técnicas não usuais para a ciência: carvão, pastel seco e oleoso, tinta a óleo etc.
    Técnica avançada de recomposição da forma viva dos organismos.
  • Uso de estereomicroscópio com câmara clara (instrumento ótico especializado para desenho científico que permite observar o desenho e o objeto desenhado sobrepostos).
  • Composição de pranchas científicas.
  • Pesquisa de novas técnicas e abordagens.

Curso de caráter permanente e com tratamento individualizado dos alunos. O aluno começa quando puder e segue em seu próprio ritmo. Atualmente disponível para turmas mensais.

A turma mensal é composta de 4 alunos no máximo (2 no mínimo). As aulas tem duração de 7 horas (9-17h com intervalo para almoço) e podem ser em um sábado OU domingo. As datas são definidas por email, e qualquer aluno interessado pode participar da lista de emails e propor uma data, ou ocupar uma vaga em uma data proposta por outro. O aluno pode vir mais de uma vez por mês se desejar, ou fazer aulas esporádicas, vir a cada 3 meses... como preferir.

Pode-se conceber o curso como uma série de oficinas intensivas livres (7 horas de aula num dia só), em que o aluno segue uma sequência individual, sem que precise se comprometer de modo algum com o andamento de uma turma ou com um cronograma pré-estabelecido. Cada aluno comparece a uma oficina intensiva, inicia-se, e a partir daí segue em seu ritmo, de acordo com sua disponibilidade para vir à aula, sempre continuando do ponto onde parou na oficina anterior.

Valor do dia de aula com 7 horas (atualizado e válido para 2015):   R$ 175,00 - cento e setenta e cinco reais

Localização: Valinhos - SP (a aproximadamente 80 km da capital), no Espaço Cultural Ana Massara


VEJA ABAIXO AMOSTRAS DE TRABALHOS DOS ALUNOS


Estudos de introdução às ferramentas do desenho clássico








Cecile Lelu








Renato Goshima



_________________________________________________
Estudos de aprimoramento da percepção
















Cécile Lelu












Laura Montserrat




















Renato Goshima


________________________________________________

Introdução à ilustração biológica











Laura Montserrat

fruto de
Cedrela fissilis

















Renato Goshima
Infrutescência deTibouchina granulosa



Renato Goshima
Sedum adolphii

_____________________________________________________

Introdução ao estudo da cor















Renato Goshima
Pastel Seco














Renato Goshima
Pastel seco




















Maíra Formis de Oliveira
Estudo de transparência e fonte luminosa
Pastel seco














Renato Goshima
Lápis de cor